A censura tem sido uma praga no ecossistema bitcoin. Isso causou que muitas pessoas na comunidade caíssem aos perigos e às armadilhas da psicologia humana. Inciteu bitcoiners a acreditar em meias verdades, falsidades e mentiras ousadas. A censura aproveitou seus processos de pensamento mais primitivos, moldando-os em um exército de conformistas e lembranças.
Theymos e uma Campanha de Censura
Para quem não está familiarizado com a censura, aqui está uma história de fundo. Um usuário que passa pelo controle Theymos executou o sub-Reddit r / bitcoin como moderador principal por vários anos. Ele também tem influência sobre os fóruns bitcointalk.org e bitcoin.org. Desde o surgimento do dilema da escala de bitcoin , a Theymos e a equipe dele estiveram censurando ativamente as opiniões que se relacionam remotamente com a expansão dos tamanhos dos blocos ou com o protocolo de bitcoína, que já foi chamado de proposta de melhoria do bitcoin 101 ou BIP 101.
Theymos admitiu usar táticas de censura em 4 de novembro de 2015, dizendo: "Você pode promover o BIP 101 como uma idéia. Você não pode promover (on / r / Bitcoin) o real uso de BIP 101. Quando a idéia tem consenso, então ele pode ser desenrolado. ( Arquivo ) "
Ele tentou minimizar a censura ao sugerir o que ele fazia era apenas "moderado" ao invés de censurar. Em outras palavras, ele jogava jogos de palavras para diluir a gravidade de suas ações. No entanto, a evidência de censura é legião no Reddit r / bitcoin. Por exemplo, Brian Armstrong e a empresa Coinbase apoiaram fortemente as extensões de tamanho de bloco. Seu conteúdo foi excluído e Theymos mais tarde os proibiu de r / bitcoin.
A compilação de uma lista exaustiva da censura, bannings e subterfúgios promulgada pela Theymos ao longo dos anos levaria muitos artigos para expressar completamente (o que tem). Para mais evidências de censura e controle cometidas por Theymos e outros autocratas ditatoriais em r / bitcoin, veja o artigo informativo de duas partes de John Blocke sobre a história do assunto.
Como a Censura fabricou o consentimento no ecossistema Bitcoin
Ao longo do tempo, Theymos e sua campanha de censura fabricaram o consentimento da comunidade bitcoin. Isso levou os bitcoiners a aceitar um plano de desclassificação para o Segwit e encorajando todos a desembarcarem do mapa de estrada original de Satoshi Nakamoto . Agora, a comunidade rejeita com entusiasmo tamanhos maiores de blocos e, em vez disso, abraça um curso suicida para a centralização bitcoin.
Como isso aconteceu? Como o mais inteligente, o mais brilhante e o mais inovador pode ser enganado para minar o bitcoin? Acontece que eles foram manipulados com bastante facilidade. Não teve nenhuma astúcia incrível ou truque de mão em parte de Theymos. Precisava apenas de sua campanha de censura politicamente motivada .
À medida que sua campanha infectou gradualmente a comunidade, a psicologia humana fez o resto. Certos indivíduos elogiaram Segwit e fizeram mitos sobre suas capacidades, enquanto todos os outros estavam efetivamente ligados à língua pela "moderação". Esses partidários do Segwit o criticaram como uma atualização superior e um discurso de ódio nivelado contra os poucos que conseguiram obter uma palavra no sentido de expandir O tamanho do bloco.
Conformidade Informativa e o Efeito Bandwagon
Sem dissidentes capazes de falar, as pessoas começaram a abraçar o Segwit. Isso ocorreu por meio do que o psicólogo Solomon Asche chamou de conformidade informacional. É um efeito psicológico que sugere que as pessoas se adaptem aos outros apenas porque forneceram informações e ninguém a refutou. No espaço bitcoin, isso significa apenas porque os promotores Segwit disseram coisas positivas sobre o Segwit, convenceu os membros da comunidade de que era correto e bom.
A ausência de opiniões compensatórias - devido à censura desenfreada - foi suficiente para criar o efeito psicológico acima mencionado, levando à adoção cega de Segwit e à atual trajetória tóxica da bitcoína.
A ausência de opiniões compensatórias - devido à censura desenfreada - foi suficiente para criar o efeito psicológico acima mencionado, levando à adoção cega de Segwit e à atual trajetória tóxica da bitcoína.
Uma citação de Asche expressa com eloqüência como as pessoas inteligentes na comunidade provavelmente se desviaram:
A tendência à conformidade em nossa sociedade é tão forte que jovens razoavelmente inteligentes e bem intencionados estão dispostos a chamar de preto branco. Isso é motivo de preocupação. Isso levanta questões sobre nossos modos de educação e sobre os valores que orientam nossa conduta.
Depois de tantos na comunidade estavam realmente dispostos a chamar preto branco, o que aconteceu a seguir foi igualmente natural. O efeito do bandwagon se apoderou. Este fenômeno cultural sugere que as pessoas façam algo simplesmente porque outros o fazem. Ele se manifesta em campos como a política e o comportamento do consumidor, o que significa que o ecossistema bitcoin é certamente suscetível à sua influência. Jihan Wu, em sua recente conversa no The Future of Bitcoin Conference , disse que este é um dos principais distúrbios de que as pessoas em nosso ambiente experiente em tecnologia têm que ser desconfiadas e reconhecer.
Provavelmente, a conformidade informacional alimentada por um efeito de movimento contínuo pervertiu a maneira como os bitcoiners pensam sobre o seu amado protocolo. É a explicação psicológica por que, de outra forma, as pessoas inteligentes decidiram adotar uma "atualização" que a natureza descentralizada de neutro bitcoin e prepara um caminho perigoso para a rede.
Consenso Trance e O Futuro da Bitcoin
A comunidade bitcoin, então, está atualmente presa no que alguns psicólogos se referem como um transe consensual ou uma ilusão de consenso. Este é um estado de consciência onde as pessoas acreditam passivamente no que lhes dizem, e não o que elas pensam. Eles não estão reagindo por sua própria vontade. Eles simplesmente aceitam o que os outros dizem sem análise crítica.
Este fato infeliz é o que levou alguns dos mais brilhantes da comunidade a suportar uma implementação desnecessária e destrutiva. É a estrada que levou à situação atual, onde as adaptações centralizadas para uma rede descentralizada foram anunciadas como inovadoras. E onde as pessoas que querem manter a neutralidade bitcoin são erroneamente acusadas de querer controlar a plataforma. A ironia é um síntoma trágico dos consumidores de delírios de consenso que sofrem.
Se a comunidade quiser sobreviver a esta investida contra o bitcoin, eles devem sair de sua neblina bêbada e atender aos fatos. Eles devem se lembrar do mapa de rotas projetado pela Nakamoto e lembrar que as soluções de dimensionamento na cadeia e as expansões de tamanho de bloco eram uma parte normal do processo de atualização. Eles devem superar a tendência de se conformar e reconhecer que a censura desenfreada colocou o bitcoin nas mãos dos usurpadores que possuem as motivações suspeitas.
Ninguém quer taxas elevadas. Ninguém quer tempos de transações lentas. Ninguém quer moeda fascista. As pessoas querem bitcoin, e nem todas estão perdidas. A rede pode ser recuperada. O futuro não precisa ficar escuro.
Abaixo estão os vídeos informativos que ilustram experimentos em conformidade e o efeito do movimento. A educação é o melhor remédio para reconhecer nossas próprias armadilhas psicológicas.
Como podemos ajudar os bitcoiners a despertar para o que está acontecendo na comunidade? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Bitcoin é legal, e você sabe que todo mundo quer - mesmo aqueles que dizem que não. Mostre ao mundo como você está com uma camiseta de bitcoin, moletom com capuz, bolsa, chaveiro, até mesmo uma carteira de hardware Trezor. Envio por todo o mundo, mercadoria de qualidade e, claro, um sistema de pagamento que faz as pessoas dizerem "wow!"
0 comentários:
Enviar um comentário